26 novembro, 2009

À conversa com João



1. Como foi para ti a adaptação a esta nova realidade que é o ensino superior?

Foi relativamente fácil, já que eu vim para uma cidade que conhecia bem, com um irmão a estudar cá, e com todas as condições necessárias para cá viver garantidas a partida.

2. Como te sentiste quando soubeste que irias ingressar no curso de EA na universidade de Aveiro?

Senti-me satisfeito, embora quando tenha feito a candidatura ao ensino superior tivesse já quase a certeza de que ira ingressar neste curso.

3. Foi complicado encarares a ideia de afastares-te de certa forma de um mundo já tão conhecido para integrares esta nova etapa?

Não porque era algo que eu desejava já a algum tempo.

4. Quais foram as principais dificuldades que encontras-te quando começas-te a integrar o mundo académico?

Não tive grandes dificuldades em integrar-me no mundo académico. Como já disse, antes de vir para aqui já tinha grande parte das supostas dificuldades resolvidas, nomeadamente tinha cá casa, já conhecia amigos e familiares aqui etc. Talvez a maior dificuldade tenha sido fazer amizades com os meus colegas de curso, porque era algo que eu não tinha a partida. Mas mesmo nisso não tive quaisquer problemas.

5. O que achas-te dos métodos de integração que os membros mais velhos do curso de EA utilizaram em relação aos recém-chegados? Considera-los eficazes?

Simplesmente fantásticos. Para além de os considerar eficazes, foram vitais para uma boa integração. As praxes foram espectaculares e nunca me senti inferiorizado e muito menos humilhado, como muitas se fala.

6. O que achas-te da semana da “SICA? “

A SICA foi brutal. Aquelas “actividades” todas foram no mínimo divertidas. Duas semanas que não vão ser esquecidas tão cedo com certeza.

7. Na generalidade, diz-nos a tua opinião sobre as praxes e a maneira como elas forma conduzidas.

As praxes foram todas muito positivas. Adorei ter participado nelas e também de ver que todos os caloiros e veteranos se divertiram naquelas belas tardes.

8. O enterro aproxima-se a olhos vistos, qual é a tua perspectiva para esse momento fulcral na vida dos caloiros?

Estou perfeitamente tranquilo em relação a isso porque tenho a certeza que vai ser uma semana demolidora. Estou confiante de que irá haver bebida para toda a gente e que não vão faltar histórias para contar mais tarde.

9. O que esperas do curso de EA?

Espero que me dê uma boa formação para que seja mais fácil entrar no mercado de trabalho
10. O Que te despertou o interesse no curso de EA?

Sempre gostei da área do ambiente e da natureza em geral. E como cada vez mais necessário encontrar novos estilos de vida e novas formas de utilizar os recursos naturais que estão a nossa disposição, juntei o útil ao agradável.

11. Faz-nos um pequeno balanço sobre o que achas-te do semestre passado a nível de actividades oferecidas pelo curso (jantares de curso, conferências, festas, etc. …)

Penso que foi bastante bom. Tivemos a SICA, que engloba logo uma série de jantares e festas, tivemos a conferencia “ Economia do Carbono”, enfim actividades para todos os gostos.

12. Qual é a mensagem que gostarias de deixar a todos os teus colegas caloiros de ambiente?

Que continuem o bom trabalho que tem desenvolvido nomeadamente nas festas e nas bebedeiras, e que nos encontramos quinta a noite, na praça do peixe.

Sem comentários: